5 pomadas de gente para passar no cachorro (2022)

Conheça 5 pomadas degente para passar no cachorro que você pode ter em casa para emergências.

Nunca sabemos quando vamos precisar, mas existem pomadas de gente para passar no cachorro que acabam ficando esquecidas no armário por falta de conhecimento do tutor. E – vejam só – costumam ser liberadas por veterinários para uso em determinadas situações. E assim, sendo do conhecimento dele, você pode passar sem medo no cachorro pois, nesse caso, o que importa é o princípio ativo do produto, não se ele é destinado para uso humano ou veterinário.

Saiba, contudo, que a pele do cachorro é bem diferente da humana, a começar pelos pelos, razão pela qual um ferimento nos mascotes recebe outro tipo de tratamento se comparada àquele preparado para nossa pele. Isso porque o corte está em uma área mais “suja”, ou seja, uma área peluda, e, por conta disso, as chances do animal desenvolver fungos e bactérias não são pequenas. Essa é uma das razões que justifica a necessidade de orientação veterinária antes de qualquer tomada de decisão. Isso porque tem pomada de uso humano que só vai piorar o quadro do animal. E saiba, ainda, que em ferimento contaminado, nenhuma pomada tem efeito satisfatório se não forem observados outros cuidados e tratamentos concomitantes, certo?

(Video) POMADA MARAVILHOSA PARA FERIDAS EM CÃES E GATOS

Outra coisa: esteja atento à alergia que medicamentos podem provocar na pele do cachorro. Não importa se for de uso humano ou veterinário. Independente disso, alguns cães se mostram sensíveis a determinados componentes do produto e seu uso deve ser suspenso imediatamente. E sempre é o médico-veterinário a pessoa habilitada a fazer qualquer diagnóstico de patologias na pele do seu cão.

As 5 pomadas de gente para passar no cachorro são:

  1. Nebacetin
  2. Hipoglós
  3. Bepantol
  4. Contractubex
  5. Cetoconazol

Mas lembre-se para cada caso, uma pomada específica.

Pomada para ferimentos e assaduras

Muitas vezes, para facilitar a vida dos tutores, receitamos aquilo que eles costumam ter em casa em função dos ferimentos nos filhos. Sendo assim, a famosa pomada Nebacetin® segue muito encontrada nos lares brasileiros. Só tem dois detalhes: se cachorro tem muito pelo, ela não atinge a região afetada. Sendo assim, precisamos fazer algumas adaptações e uma delas é lavar bem a região machucada, cortando os pelos inclusive. Nebacetin® para cachorros vai bem porque tem dois antibióticos em sua formulação. Porém, por ser uma pomada muito antiga, e por ter sido usada sem muito critério médico, muitos microorganismos acabaram adquirindo resistência ao fármaco. Ou seja, talvez como antimicrobiano não seja a mais indicada, embora siga com efeito cicatrizante.

(Video) COMO CURAR FERIDA DE CACHORRO ✅RÁPIDO ✅FÁCIL✅BARATO! Terracam Spray | Como curar ferida de Cães

As pomadas Novacorte® e Furacin® são outras que vale você mencionar ao veterinário que tem em casa. Dependendo da região e situação do ferimento, elas podem ser usadas. Atenção não use sem recomendação porque Novacorte tem antifúngico!

Outras que é bom você avisar que tem é aquela de assadura de bebê. Muito que usei a pomada Hipoglós® em algumas injúrias da pele e focinho de cães. Mas depois que conheci Bepantol® acabei trocando para essa última. Com cor clara e consistência fina, não mancha roupa nem móveis. Alguns veterinários podem recomendar no caso de leves queimaduras de almofadinhas plantares – a parte preta da patinha do cão – e em algumas lesões nas junções mucocutâneas. Assaduras entre as tetas das cadelas também apresenta bom efeito, só que seu veterinário tem de fazer exames na sua mascote para se certificar de que não se trata de fungo, pois, nesse caso, não tem nenhum efeito curativo. Além disso, a causa primária que causou a assadura deve ser identificada e tratada para dar um fim.

Pomadas que você não pode passar no cachorro sem o expresso consentimento do veterinário

Tem pomadas que vira e mexe a gente tem na bolsa porque com crianças funciona muito bem. Mas atenção quando ela tiver betametazona ou outros corticóides, como é o caso daQuadriderme®. Considerando a extensa gama de patologias de pele em cães e gatos, ela nem sempre é a opção mais adequada justamente por conter betametazona, um componente interessante para determinadas injúrias mas extremamente proibida para outras. E como você não sabe o que está causando a ferida na pele do seu cão, melhor usar nada até o veterinário avaliar. Isso porque a Quadriderme® pode dar uma falsa impressão de melhora e dificultar a recuperação do tecido a longo prazo.

Dentre as pomadas de gente para passar no cachorro pode-se citar a Cetoconazol®, mas ela só complica sua vida se o veterinário não avaliar a pele de seu cão. Pomada emoliente e fungicida, não tem corticóide em sua formulação e é usada para combater determinadas cepas de fungos. Mesmo tendo em caso de micoses em cães, muitos veterinários refugam seu uso pois se trata de um fármaco antigo. Sendo assim, tem-se a questão da resistência ao produto. Porém, uma vez liberada pelo veterinário, não estranhe se junto com a pomada ele associar medicação via oral por longo tempo porque fungo é assunto sério e precisa ser erradicado.

(Video) 10 | POMADA e SPRAY PARA CICATRIZAR FERIDAS, COCEIRAS E INFLAMAÇÃO NA PELE DE CÃES E GATOS!

Quando tem pus na pele do cachorro

No entanto, havendo pus na pele do cachorro, o uso de pomadas de humanos passa a ser ainda mais restrito. Sendo assim, não use nada na região antes de mostrar ao veterinário como é a ferida sem nenhum medicamento. Pus na pele complica, e muito, a vida do seu cachorro. Ele deverá receber um tratamento com múltiplos medicamentos e contar com um tutor disciplinado com horários. Isso porque seu pet precisará tomar remédio, via oral, a cada “x” horas, por muitos dias. Ademais, pode o tratamento estar associado a banhos.

Emoliente

Óleo mineral. Não é pomada mas lubrifica. É interessante de se ter em casa para os casos de queimaduras, injúrias que doem muito e ficam “puxando” a pele, consequência que causa muita dor. Se você está distante de uma clínica veterinária, faça uso do óleo mineral até conseguir atendimento médico adequado. Em caso de queimaduras de fogo ou superfícies quentes, lambuze seu pet até chegar ao hospital veterinário. Pelo menos a pele não fica tão repuxada até ele receber tratamento. Além disso, o óleo preserva um pouco mais os tecidos de futuras lesões em função da desidratação. Ele ainda pode ser receitado em alguns casos de rachaduras no focinho, essa que ocorrem em função do resssecamento. Outro uso do óleo mineral é na ponta das orelhas quando estiverem com aspecto de casca ou pequenas feridas. Mas aqui volta o mesmo comentário: se as casquinhas forem fungos, carrapatos ou bactérias, não vai resolver podendo até mesmo piorar a recuperação. Então leve ao veterinário e lembre-o de que você dispõe de óleo mineral em casa.

Pomada para cicatrização de cachorro

A melhor pomada para cicatrizaçãoque usei é uma receitada para cirurgia plástica em humanos. Se chama Contratubex. Os resultados foram surpreendentes em um curto espaço de tempo e usei muito em cicatrizes abdominais decorrentes da castração. Não é barata, mas o resultado vale o custo desde que o ferimento não esteja contaminado. Ela deve ser usada nos primeiros dias porque depois que criar casquinha não funciona tão bem. Muitas mulheres tem em casa outra pomada cicatrizante que é a Kelocorte®. Em caso de ferida, comente com seu veterinário que você a tem em casa. Ele já pode ter tido boas referências sobre ela até mesmo em sua prática clínica.

5 pomadas de gente para passar no cachorro

(Video) Melhores pomadas cicatrizantes

Essas são algumas sugestões do que mães costumam ter em casa e que podem aproveitar também para a farmacinha do cachorro. Dependendo da sua experiência em casa com os filhos, pode haver outros bons produtos que podem ser levados ao conhecimento do veterinário. Converse com o profissional e solicite maiores informações sobre os medicamentos que você usa em seus filhos. Isso porque alguns podem causar alergia. Mas na hora do aperto, acredite, é uma mão na roda ter boas opções em casa.

Leia ainda:

Pode usar sabonete Matacura em Pessoas?

(Video) Produtos Humanos Que Cães e Pets Podem Usar: Medicamentos, Itens de Higiene | Veda16 ๏ Lói Cúrcio

As 5 doenças de pele mais comum no cachorro

7 cuidados com o cachorro que você sempre acaba esquecendo

Videos

1. Super dica: KERAVIT VETNIL SALVOU O OLHO DO MEU CACHORRO!
(ENSINADOG - por Rovian Ramos)
2. Pomada para todos os tipos de Micose!
(Vanessa Leal)
3. 🔴POMADA QUE TODO CÃO PODE PRECISAR!
(Pit Bull Família)
4. POMADA para coceira, micose e irritação na pele (cetobeta, cetoconazol, betametasona e neomicina)
(Canal Dicas da Kel)
5. TRATAMENTO DEFINITIVO PARA DERMATITE EM CÃES - CACHORRO COM COCEIRA RESOLVE FACIL
(Dica do Veterinário)
6. 18 Erros Comuns Que Os Donos de Cachorros Cometem
(Amor por Animais)

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Jeremiah Abshire

Last Updated: 10/19/2022

Views: 5920

Rating: 4.3 / 5 (74 voted)

Reviews: 81% of readers found this page helpful

Author information

Name: Jeremiah Abshire

Birthday: 1993-09-14

Address: Apt. 425 92748 Jannie Centers, Port Nikitaville, VT 82110

Phone: +8096210939894

Job: Lead Healthcare Manager

Hobby: Watching movies, Watching movies, Knapping, LARPing, Coffee roasting, Lacemaking, Gaming

Introduction: My name is Jeremiah Abshire, I am a outstanding, kind, clever, hilarious, curious, hilarious, outstanding person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.